ATLANTICO

O ATLANTICO foi constituído em 2006 e em 2016 incorporou o Banco Millennium Angola num processo de fusão que permitiu integrar as operações das duas instituições bancárias, que somam mais de 20 anos de experiência. Como resultado, o ATLANTICO vincou o seu cariz universal e reforçou o posicionamento no mercado bancário angolano, passando a integrar o top 5 dos maiores bancos, assumindo-se como um dos maiores bancos privados no financiamento às Empresas e Famílias angolanas, e consolidando a sua posição enquanto um dos bancos com maiores fundos próprios do sector.

Comissão Executiva

Modelo de governo

O nosso compromisso para com o Ecossistema ATLANTICO

O nosso compromisso para com o Ecossistema ATLANTICO

Clientes

“Entregar um serviço de excelência aos Clientes”
+1,8MILHÕES DE CLIENTES
1,9RECLAMAÇÕES POR 1.000 CLIENTES
14%CLIENTES DIGITAIS
+1,8MILHÕES EMPREGOS GERADOS

Accionistas

“Proteger e rentabilizar o património dos Accionistas, de forma íntegra e sustentável”
47%COST-TO-INCOME
163MIL MILHÕES KZ FUNDOS PRÓPRIOS
12%CRESCIMENTO DOS RESULTADOS

Reguladores

“Actuar de forma rigorosa e em conformidade com as melhores práticas da indústria financeira”
42OPORTUNIDADES DE MELHORIA CONTROLO INTERNO
14,5%RÁCIO DE SOLVABILIDADE REGULAMENTAR

Parceiros

“Construir e nutrir relações de parceria, onde crescemos e nos fortalecemos em conjunto”
60 empregos gerados
Referência em Trade Finance9%Quota de Mercado

REDE DE PARCEIROS DE NEGÓCIO:

  • SEGUROS
  • GESTÃO DE ACTIVOS
  • 33 BANCOS CORRESPONDENTES PRESENTES EM 4 CONTINENTES

Comunidades

“Deixar marca na Sociedade, contribuindo para a transformação das suas vidas de forma sustentável, criando valores para a vida”
13.664HORAS INVESTIDAS POR COLABORADORES ATLANTICO
6.820VIDAS IMPACTADAS PELO ATLANTICO
1.500VOLUNTÁRIOS ATLANTICO
58EMPREGOS GERADOS

Pessoas

“Promover o desenvolvimento pessoal e profissional da Família ATLANTICO, criando valores para a vida e transformando vidas”
20%EVOLUÇÕES NA CARREIRA
5.446MEMBROS DA FAMÍLIA ATLANTICO
48.141HORAS DE FORMAÇÃO
1.812COLABORADORES

A nossa agenda estratégica assente em cinco pilares

Em linha com a ambição de ser líder na transformação digital, para o ATLANTICO, 2019 foi mais um ano de várias entregas em matéria de inovação digital, com o desenvolvimento de soluções que permitem servir os Clientes em escala e alta disponibilidade, proporcionando-lhes uma melhor experiência, com jornadas mais simples, ágeis e autónomas.

O ATLANTICO tem a ambição de reforçar o seu posicionamento enquanto banco universal, no serviço aos Clientes: “Servir todos, sempre, onde e como preferirem”.

O ATLANTICO tem reforçado o seu papel de parceiro de referência no investimento de e para Angola, através da disponibilização de soluções trade finance e de investimento, de forma a continuar a apoiar a afirmação de Angola no mundo e a diversificação da economia angolana.

Em 2019, o ATLANTICO cumpriu e superou o objectivo estabelecido pelo Governo de concessão de crédito no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) e Aviso 4/2019, reforçando o seu posicionamento como um dos principais bancos privados no financiamento à economia.

A ambição do ATLANTICO em ser o “Melhor Banco no serviço ao Cliente”, assente em pilares como a Universalidade, a Eficiência e a Agilidade, representa um desafio de transformação interna, de capacitação e reciclagem de competências, de introdução de novas e diferentes metodologias de trabalho.

Orientado pelo primado do Cliente, o ATLANTICO acredita que o seu desígnio se alcança através do seu maior activo intangível: a Cultura ATLANTICO, sustentada pelos nossos Valores para a Vida.

A Transformação Social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com a Comunidade em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para a Comunidade.

A estratégia de Transformação Social do ATLANTICO define os seguintes eixos de actuação: