1.0

Mensagem conjunta do Presidente do Conselho de Administração e do Presidente da Comissão Executiva

Caros Stakeholders do Ecossistema ATLANTICO

Em 2018, continuou a verificar-se um crescimento do PIB mundial, num ambiente de confiança dos agentes económicos das principais economias, pese embora alguns focos de turbulência financeira. O aumento do proteccionismo mundial levou a uma desaceleração do comércio internacional, o que, associado à saída do Reino Unido da União Europeia, traduziu um acréscimo de incerteza para a tomada de decisões de investidores internacionais. O preço do petróleo manteve alguma volatilidade e, a par do ciclo de normalização da política cambial dos EUA, induziu um menor apetite à tomada de risco dos investidores. Por consequência, o BCE manteve as taxas de juro em mínimos históricos e o FED conteve a subida das taxas de juro, com o intuito de controlar a inflação da Zona Euro e dos EUA, respectivamente.

Em 2018, continuou a verificar-se um crescimento do PIB mundial.

Não obstante as políticas expansionistas, verificaram-se sinais de abrandamento da economia mundial, mantendo os mercados cautelosos e relançando a discussão sobre qual deve ser a política seguida pelos bancos centrais.

Reforçaram-se também os desafios globais para a comunidade internacional. Algumas das alterações no campo político levaram a um processo de ajustamento da ordem geopolítica e também económica, como foi o caso da revisitação dos acordos de comércio externo entre as duas potências EUA e China. Emergiram também desafios no campo da sustentabilidade nas diversas dimensões sociais e ambientais, para os quais o envolvimento não só das entidades públicas, mas também – e agora mais do que nunca – das entidades privadas de negócio e da sociedade civil, se torna determinante.

O aumento gradual do preço do petróleo teve um impacto positivo em Angola e nos países exportadores dessa commodity, apesar do aumento do endividamento que poderá colocar alguma pressão sobre a estabilização macroeconómica.

Em Angola, 2018 assinalou o ano da aposta na diversificação do PIB e da abertura de novas portas rumo à sustentabilidade económica e social. O sector financeiro, em particular, registou como um dos factos mais relevantes a alteração no regime cambial, deixando a taxa de câmbio de ser fixada administrativamente, o que permitiu a redução da escassez de divisas e a melhoria dos níveis de competitividade externa. Assistimos também à moderação da política monetária, bem como à promoção externa do país e fortalecimento das relações bilaterais com praças estratégicas, o que se traduziu num quadro mais favorável ao investimento e à dinamização da economia.

Em Angola, registou-se alteração no regime cambial, deixando a taxa de câmbio de ser fixada administrativamente.

No ATLANTICO, mantivemo-nos focados na concretização do Plano Estratégico “ATLANTICO 2.1”, lançado em 2017. Apostámos fortemente na digitalização dos nossos serviços, com impacto na melhoria da experiência dos nossos mais de 1,3 milhões de Clientes, nomeadamente nos processos de onboarding, depósitos e gestão remota. Actualmente, são abertas mais de 1.250 contas, por dia, nos pontos de atendimento do ATLANTICO. Por outro lado, para estarmos ainda mais próximos dos nossos Clientes, lançámos o serviço ABC digital que permite a abertura de conta 100% digital a partir do telemóvel ou tablet.

1,3
milhões de Clientes

Em 2018, consolidámos as nossas relações no mercado externo com uma rede de 29 bancos correspondentes e incrementámos relações com contrapartes, através de linhas de financiamento aprovadas junto da International Finance Corporation e do Commerzbank. Continuámos a investir nas Empresas e nas Famílias angolanas, sendo novamente o banco privado que mais financia a economia, com uma quota de mercado de 10%.

Linhas de financiamento aprovadas junto da IFC e do Commerzbank.

Promovemos a Transformação Social, um dos pilares do ATLANTICO 2.1, actuando, através da Fundação ATLANTICO, nas áreas do Conhecimento, Empreendedorismo, Saúde e Bem-Estar com impacto directo e indirecto na vida de mais de sete mil Famílias. Investimos para gerar valor!

Não obstante o cenário adverso, concretizámos com sucesso os objectivos a que nos propusemos, o que se reflectiu num resultado líquido superior a 27 mil milhões de kwanzas, representando uma taxa de rentabilidade do capital de cerca de 24%.

27
mil milhões AKZ em resultado líquido

O ATLANTICO posiciona-se como um dos mais modernos e robustos bancos do nosso sistema financeiro, com um modelo de governo equilibrado e adequado aos desafios macroeconómicos e da actividade bancária angolana, em linha com as boas práticas internacionais. Em 2018, os Accionistas do ATLANTICO deliberaram em Assembleia Geral anuir à decisão do Dr. Carlos José da Silva no sentido de cessar as suas funções enquanto Presidente do Conselho de Administração em 31 de Dezembro de 2018 e, assim, ratificar um plano de sucessão iniciado em Outubro de 2015.

Neste processo, o Dr. António Assis de Almeida mereceu o voto de confiança dos Accionistas e foi designado como novo Presidente do Conselho de Administração, com efeitos a partir de 01 de Janeiro de 2019, traduzindo o nosso compromisso em continuar a cumprir com os objectivos assumidos aquando da fusão e que se reflectem no nosso Plano Estratégico.

Em 2019, o ATLANTICO continuará focado na consolidação do seu posicionamento como banco digital, com forte orientação para o Cliente, e dedicará particular atenção ao processo de abertura de capital, mantendo o compromisso de transformar os desafios do actual quadro económico em soluções financeiras concretas para as Famílias e os projectos empresariais dos nossos Clientes.

Em 2019, o ATLANTICO continuará focado na consolidação do seu posicionamento como banco digital, com forte orientação para o Cliente.

O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do ATLANTICO agradecem a confiança dos Clientes, Accionistas e Stakeholders em geral e comprometem-se a honrá-la, contribuindo de forma positiva, com inteligência e inovação, para a concretização do sonho de transformação de vidas e criação de valor.

Aos colaboradores e líderes do ATLANTICO, reforçamos o nosso agradecimento por, diariamente, tornarem possível, com a sua entrega, dedicação e compromisso, o processo de transformação e crescimento do ATLANTICO.

ATLANTICO, Atitude Com Valor. Rumo a 2.1