3.0
ATLANTICO
Constituído em 2006, o ATLANTICO incorporou em 2016 o Banco Millennium Angola. Como resultado do processo de fusão e integração das operações das duas instituições, que somam mais de 20 anos de experiência, o ATLANTICO vincou o seu cariz universal e reforçou o seu posicionamento no mercado bancário angolano, assumindo-se como o maior banco privado no financiamento às Empresas e Famílias angolanas e consolidando a sua posição enquanto um dos bancos com maiores fundos próprios do sector.
Comissão Executiva
O nosso compromisso para com o Ecossistema ATLANTICO
Clientes
“Entregar um serviço de excelência aos Clientes”
Accionistas
“Proteger e rentabilizar o património dos Accionistas, de forma íntegra e sustentável”
Reguladores
“Actuar de forma rigorosa e em conformidade com as melhores práticas da indústria financeira”
Parceiros
“Construir e nutrir relações de parceria, onde crescemos e nos fortalecemos em conjunto”
REDE DE PARCEIROS DE NEGÓCIO:
- SEGUROS
- GESTÃO DE ACTIVOS
- BANCOS CORRESPONDENTES PRESENTES EM 4 CONTINENTES
Comunidades
“Deixar marca na Sociedade, contribuindo para a transformação das suas vidas de forma sustentável, criando valores para a vida”
Pessoas
“Promover o desenvolvimento pessoal e profissional da Família ATLANTICO, criando valores para a vida e transformando vidas”
A nossa Agenda estratégica assente em cinco pilares
Universal
O ATLANTICO tem a ambição de transformar o seu posicionamento enquanto banco universal, no serviço aos Clientes: “Servir todos, sempre, onde e como preferirem”.
Em 2018, através da sua visão digital, o Banco tornou os seus processos mais simples e ágeis e inovou nas soluções disponibilizadas aos Clientes, proporcionando-lhes maior autonomia e proximidade do Banco. Expandiu ainda a sua base de Clientes, independentemente do segmento. Até 2021, o ATLANTICO pretende aumentar a sua base de Clientes para 2 milhões.
Mass Market
Para o segmento de particulares e pequenos negócios, composto por Clientes com necessidades mais transaccionais, o ATLANTICO aposta num posicionamento universal, em que o Cliente escolhe em que ponto de atendimento pretende ser atendido, e ambiciona estar cada vez mais próximo dos Clientes. Outro factor crítico de sucesso passa pela qualidade do serviço prestado, assente em processos digitais, simples, ágeis e com autonomia para o Cliente.
Em 2018, o Banco concluiu a expansão da solução pioneira de onboarding digital a toda a rede de pontos de atendimento, proporcionando aos Clientes particulares uma experiência totalmente digital e ágil nas jornadas de abertura de conta. Na senda da automatização de processos, o ATLANTICO continuou a inovar com a disponibilização de máquinas de depósitos directos, permitindo a realização de pequenos depósitos de forma autónoma, segura e cómoda, todos os dias da semana e 24 horas por dia de forma a dar resposta às necessidades dos Clientes.
Prestige
Private Banking
Corporate
Large Corporate
Inovador
O ATLANTICO posiciona-se como um banco inovador e digital, ambicionando ser “Líder na transformação digital”.
A pegada de transformação digital do ATLANTICO é já bastante relevante, destacando-se como líder, nesta matéria, no sector financeiro angolano. Para o efeito, o Banco tem procurado digitalizar os seus processos core e desenvolver soluções inovadoras, que permitam melhorar a experiência dos Clientes e, em paralelo, aumentar o tempo que as Pessoas ATLANTICO têm disponível para agregar mais valor aos Clientes.
Onboarding Digital
Balcão Digital
Máquina de Depósitos Directos
Disruption Lab (Laboratório Digital)
Abertura de Conta 100% Digital
Parceiro de Investimento
O ATLANTICO ambiciona ser um parceiro de referência no investimento de e para Angola, de forma a continuar a apoiar a afirmação do país no mundo e a diversificação da economia angolana. Para o efeito, tem apostado na consolidação da rede de parceiros internacionais e no reforço do papel de líder na banca de investimento.
O Banco tem definida uma estratégia de crescimento da sua rede de bancos correspondentes internacionais e de estabelecimento de relações com instituições financeiras multilaterais de desenvolvimento, com o objectivo de ter acesso a linhas de financiamento externas para apoio ao investimento e suporte à actividade de trade finance.
Posicionamento multi-geográfico
Ágil e orientado para o Cliente
O desígnio do ATLANTICO passa por ser uma organização ágil e orientada para o Cliente, com a ambição de ser o “Melhor Banco no serviço ao Cliente”.
Orientado pelo primado do Cliente, o ATLANTICO acredita que o seu desígnio se alcança através do seu maior activo intangível: a Cultura ATLANTICO. Uma cultura única feita de, por e para Pessoas. Em 2017, o ATLANTICO renovou o seu compromisso para com cada elemento do seu ecossistema, refundando sua missão e os valores corporativos, que sustentam a sua cultura: Os nossos Valores para a Vida: Foco no Cliente, Desenvolvimento das Pessoas, Inovação, Agilidade, Eficiência e Rigor.
Responsável
O ATLANTICO ambiciona “Deixar marca na Sociedade, contribuindo para a transformação das suas vidas de forma sustentável, criando valores para a vida”.
A Transformação Social é um pilar fundacional do ATLANTICO, dado que os seus Fundadores, mais do que um Banco, criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição de nova geração, geradora de mais valor para os Clientes, para as suas Pessoas, para os Accionistas e, acima de tudo, geração de mais valor para a Sociedade, primando pela transformação de vidas e comprometida com o seu Ecossistema.
Este impacto transformador começa na vida dos Colaboradores e das suas Famílias, as Pessoas ATLANTICO, no seu bem-estar, estabilidade e sustentabilidade, alargando-se às Comunidades e a todo o Ecossistema ATLANTICO. Em 2018, mais de 800 voluntários ATLANTICO investiram mais de 3.500 horas nas Comunidades. O seu empenho, sentido de missão e humanismo permitiu-nos impactar mais de 16.000 vidas e criar mais de 70 empregos directos e indirectos.