05

Informação Financeira

O ATLANTICO concluiu o ano de 2020 com resultados líquidos de 15,6 mil milhões de Kwanzas.

Quadro de indicadores

15,6

mil milhões de Kwanzas

-49%

Resultado líquido

9,6%

-13 p.p.

Return on Equity

0,9%

+1,2 p.p.

Return on Assets

12,3%

-2,2 p.p.

Rácio de Solvabilidade

108,4

mil milhões de Kwanzas

+5,6%

Produto bancário

48,8

mil milhões de Kwanzas

-21%

Custos operacionais

45%

+5,6 p.p.

Cost-to-income

1 750

mil milhões de Kwanzas

+9,3%

Activo

1 524

mil milhões de Kwanzas

+23%

Recursos de Clientes

454

mil milhões de Kwanzas

+3%

Crédito líquido

21,5%

+5,78 p.p.

Crédito em risco

119,4%

-10,62 p.p.

Cobertura do crédito em risco

Resultados líquidos

O ATLANTICO concluiu o ano de 2020 com resultados líquidos de 15,6 mil milhões de Kwanzas, uma queda de 49% face o período homólogo. Esta redução é fortemente impactada pelos seguintes factores:
a) Redução da margem financeira resultante do efeito combinado de aumento dos custos com remuneração de depósitos e redução de juros activos;
b) Reforço significativo de imparidades para cobertura de perdas esperadas na carteira de crédito e títulos de dívida pública;
c) Redução dos resultados cambiais;
d) Redução do resultado de comissionamento;
e) Aumento dos custos operacionais.

A redução de resultados é influenciada pelas implicações adversas que o contexto desafiante gerado pela pandemia em 2020 acarreta para a economia nacional e para o sector bancário em particular. Todavia, mal-grado as adversidades que se impuseram, o Banco continua a apresentar no ano de 2020 um resultado sólido e positivo.

SOLVABILIDADE

O rácio de adequação de capital em Dezembro de 2020 estabeleceu-se em 12,3%, exibindo uma evolução de -2,2 p.p., comparativamente a Dezembro de 2019. O ATLANTICO mantém níveis de solidez adequados para o cumprimento dos níveis mínimos exigidos pelo Banco Nacional de Angola alinhados aos padrões de Basileia. O Rácio de Solvabilidade situa-se acima do rácio mínimo regulamentar estabelecido para o mercado nacional, que é de 10%, demonstrando desta forma a disponibilidades de capital do Banco para suportar riscos e crescimento da actividade.

EFICIÊNCIA OPERACIONAL

O grau de eficiência operacional evoluiu desfavoravelmente 5,6 p.p., em comparação ao período homólogo. Este comportamento é suportado pelo abrandamento da receita e pelo incremento dos custos operacionais. O impacto das medidas de eficiência implementadas e a preocupação com a gestão dos custos permitiu que a evolução desta variável se situasse abaixo dos níveis de inflação e desvalorização cambial do ano. O ATLANTICO acredita que o foco contínuo na eficiência estrutural continuará a trazer benefícios à organização.