03

ATLANTICO

No ATLANTICO, trabalhamos todos os dias para trazer mais valor à vida daqueles que fazem parte do nosso ecossistema, com o compromisso de apoiar as famílias, empresas e projectos estruturantes do país.

Comissão Executiva

Modelo de Governo

IMPACTO NO ECOSSISTEMA ATLANTICO

Pessoas

“Promover o desenvolvimento pessoal e profissional da Família ATLANTICO, criando valores para a vida e transformando vidas”
+70%EVOLUÇÕES NA CARREIRA
+5 000MEMBROS DA FAMÍLIA ATLANTICO
+176 000HORAS DE FORMAÇÃO
1 709COLABORADORES

Clientes

“Entregar um serviço de excelência aos Clientes”
2MILHÕES DE CLIENTES
2,5RECLAMAÇÕES POR 1 000 CLIENTES
37%CLIENTES ACTIVOS DIGITAIS
+2MILHÕES EMPREGOS GERADOS

Accionistas

“Proteger e rentabilizar o património dos Accionistas, de forma íntegra e sustentável”
45%COST-TO-INCOME
179MIL MILHÕES DE KWANZAS FUNDOS PRÓPRIOS
15,6MIL MILHÕES DE KWANZAS RESULTADO LÍQUIDO

Reguladores

“Actuar de forma rigorosa e em conformidade com as melhores práticas da indústria financeira”
51OPORTUNIDADES DE MELHORIA
CONTROLO INTERNO
12,3%RÁCIO DE SOLVABILIDADE REGULAMENTAR

Parceiros

“Construir e nutrir relações de parceria, onde crescemos e nos fortalecemos em conjunto”
+80 empregos gerados
Referência em Trade Finance6%Quota de Mercado

REDE DE PARCEIROS DE NEGÓCIO:

    SEGUROS
    GESTÃO DE ACTIVOS
    26 BANCOS CORRESPONDENTES PRESENTES EM 4 CONTINENTES

Comunidades

“Deixar marca na Sociedade, contribuindo para a transformação das suas vidas de forma sustentável, criando valores para a vida”
+20 000HORAS INVESTIDAS POR COLABORADORES ATLANTICO
~20 000VIDAS IMPACTADAS PELO ATLANTICO
+2 500VOLUNTÁRIOS ATLANTICO
+70EMPREGOS GERADOS

Pilares Estratégicos

Pilares Estratégicos

Em linha com o mote de 2020, que consiste na rentabilização dos investimentos, o ATLANTICO esteve focado em melhorar a experiência dos Clientes, através da optimização das soluções digitais, e prosseguiu com o seu ambicioso plano de digitalização de processos core.

O ATLANTICO tem a ambição de reforçar o seu posicionamento enquanto banco universal, no serviço aos Clientes: “Servir todos, sempre, onde e como preferirem”.

O ATLANTICO manteve a sua estratégia de dinamização de negócio com os parceiros internacionais (Instituições Financeiras Bancárias e Multilaterais) de modo a garantir a continuidade do apoio aos Clientes face às necessidades de investimento, pagamentos e realização do negócio de trade finance. A rede de correspondência conta com 130 bancos, sendo que o ATLANTICO mantém uma relação transaccional activa com 26, presentes nas principais geografias que mantêm uma relação com o mercado angolano.

Através das suas soluções de Investment Banking, o ATLANTICO posiciona-se como uma referência neste segmento de negócio, apoiando não só o investimento internacional em Angola, como o investimento angolano em mercados internacionais. Relativamente à área de Capital Markets, em 2020, ao nível da componente de Intermediação de Valores Mobiliários, o Banco consolidou o posicionamento no ranking do mercado BODIVA como o terceiro maior intermediário em volume de negociação.

1) Quota de mercado de 72% em operações de exportação.

A ambição do ATLANTICO em ser o “Melhor Banco no serviço ao Cliente”, assente em pilares como a Universalidade, a Eficiência e a Agilidade, representa um desafio de transformação interna, de capacitação e reciclagem de competências, de introdução de novas e diferentes metodologias de trabalho.

Orientado pelo primado do Cliente, o ATLANTICO acredita que o seu desígnio se alcança através do seu maior activo intangível: a Cultura ATLANTICO, sustentada pelos nossos Valores para a Vida.

A Transformação Social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.

A estratégia de Transformação Social do ATLANTICO define os seguintes eixos de actuação:

Em linha com o mote de 2020, que consiste na rentabilização dos investimentos, o ATLANTICO esteve focado em melhorar a experiência dos Clientes, através da optimização das soluções digitais, e prosseguiu com o seu ambicioso plano de digitalização de processos core.

O ATLANTICO tem a ambição de reforçar o seu posicionamento enquanto banco universal, no serviço aos Clientes: “Servir todos, sempre, onde e como preferirem”.

O ATLANTICO manteve a sua estratégia de dinamização de negócio com os parceiros internacionais (Instituições Financeiras Bancárias e Multilaterais) de modo a garantir a continuidade do apoio aos Clientes face às necessidades de investimento, pagamentos e realização do negócio de trade finance. A rede de correspondência conta com 130 bancos, sendo que o ATLANTICO mantém uma relação transaccional activa com 26, presentes nas principais geografias que mantêm uma relação com o mercado angolano.

Através das suas soluções de Investment Banking, o ATLANTICO posiciona-se como uma referência neste segmento de negócio, apoiando não só o investimento internacional em Angola, como o investimento angolano em mercados internacionais. Relativamente à área de Capital Markets, em 2020, ao nível da componente de Intermediação de Valores Mobiliários, o Banco consolidou o posicionamento no ranking do mercado BODIVA como o terceiro maior intermediário em volume de negociação.

* Quota de mercado de 72% em operações de exportação.

A ambição do ATLANTICO em ser o “Melhor Banco no serviço ao Cliente”, assente em pilares como a Universalidade, a Eficiência e a Agilidade, representa um desafio de transformação interna, de capacitação e reciclagem de competências, de introdução de novas e diferentes metodologias de trabalho.

Orientado pelo primado do Cliente, o ATLANTICO acredita que o seu desígnio se alcança através do seu maior activo intangível: a Cultura ATLANTICO, sustentada pelos nossos Valores para a Vida.

A Transformação Social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.

A estratégia de Transformação Social do ATLANTICO define os seguintes eixos de actuação: