3.0

ATLANTICO

Constituído em 2006, o ATLANTICO incorporou em 2016 o Banco Millennium Angola. Como resultado do processo de fusão e integração das operações das duas instituições, que somam mais de 20 anos de experiência,  o ATLANTICO vincou o seu cariz universal e reforçou o seu posicionamento no mercado bancário angolano, assumindo-se como o maior banco privado no financiamento às Empresas e Famílias angolanas e consolidando a sua posição enquanto um dos bancos com maiores fundos próprios do sector.

Comissão Executiva

Modelo de governo

O nosso compromisso para com o Ecossistema ATLANTICO

Esquema_ecossistema-atlantico

Clientes

“Entregar um serviço de excelência aos Clientes”
+1,3MILHÕES DE CLIENTES
3,9RECLAMAÇÕES POR 1.000 CLIENTES
11%CLIENTES DIGITAIS
1,5MILHÕES EMPREGOS GERADOS

Accionistas

“Proteger e rentabilizar o património dos Accionistas, de forma íntegra e sustentável”
23,7%RETURN ON EQUITY
48,6%COST TO INCOME
+135MIL MILHÕES AKZ FUNDOS PRÓPRIOS
14%CRESCIMENTO RESULTADOS RECORRENTES

Reguladores

“Actuar de forma rigorosa e em conformidade com as melhores práticas da indústria financeira”
41OPORTUNIDADES DE MELHORIA CONTROLO INTERNO
15,9%RÁCIO DE SOLVABILIDADE REGULAMENTAR

Parceiros

“Construir e nutrir relações de parceria, onde crescemos e nos fortalecemos em conjunto”
+60 empregos gerados
Referência em Trade Finance10%Quota de Mercado

REDE DE PARCEIROS DE NEGÓCIO:

  • SEGUROS
  • GESTÃO DE ACTIVOS
  • BANCOS CORRESPONDENTES PRESENTES EM 4 CONTINENTES

Comunidades

“Deixar marca na Sociedade, contribuindo para a transformação das suas vidas de forma sustentável, criando valores para a vida”
+3.500HORAS INVESTIDAS POR COLABORADORES ATLANTICO
+16.000VIDAS IMPACTADAS
+800VOLUNTÁRIOS ATLANTICO
+70EMPREGOS GERADOS

Pessoas

“Promover o desenvolvimento pessoal e profissional da Família ATLANTICO, criando valores para a vida e transformando vidas”
+30%EVOLUÇÕES NA CARREIRA
1.820COLABORADORES
+41.000HORAS DE FORMAÇÃO
+5.000MEMBROS DA FAMÍLIA ATLANTICO
81%ÍNDICE DE SATISFAÇÃO GLOBAL

A nossa Agenda estratégica assente em cinco pilares

Universal

Inovador

Parceiro de Investimento

Ágil e orientado para o Cliente

Responsável

Universal

O ATLANTICO tem a ambição de transformar o seu posicionamento enquanto banco universal, no serviço aos Clientes: “Servir todos, sempre, onde e como preferirem”.

Em 2018, através da sua visão digital, o Banco tornou os seus processos mais simples e ágeis e inovou nas soluções disponibilizadas aos Clientes, proporcionando-lhes maior autonomia e proximidade do Banco. Expandiu ainda a sua base de Clientes, independentemente do segmento. Até 2021, o ATLANTICO pretende aumentar a sua base de Clientes para 2 milhões.

Mass Market

Para o segmento de particulares e pequenos negócios, composto por Clientes com necessidades mais transaccionais, o ATLANTICO aposta num posicionamento universal, em que o Cliente escolhe em que ponto de atendimento pretende ser atendido, e ambiciona estar cada vez mais próximo dos Clientes. Outro factor crítico de sucesso passa pela qualidade do serviço prestado, assente em processos digitais, simples, ágeis e com autonomia para o Cliente.

Em 2018, o Banco concluiu a expansão da solução pioneira de onboarding digital a toda a rede de pontos de atendimento, proporcionando aos Clientes particulares uma experiência totalmente digital e ágil nas jornadas de abertura de conta. Na senda da automatização de processos, o ATLANTICO continuou a inovar com a disponibilização de máquinas de depósitos directos, permitindo a realização de pequenos depósitos de forma autónoma, segura e cómoda, todos os dias da semana e 24 horas por dia de forma a dar resposta às necessidades dos Clientes.

Prestige

O ATLANTICO ambiciona proporcionar um serviço personalizado, próximo e prioritário aos seus Clientes particulares affluent (PRESTIGE) e PME (PRESTIGE Empresas). Para o efeito, o Banco aposta numa gestão personalizada e especializada e numa oferta direccionada, em soluções digitais que aproximem mais o Banco dos Clientes e em níveis de serviço diferenciados. 2018 foi o ano da afirmação do segmento PRESTIGE.

Private Banking

Neste segmento, o ATLANTICO tem como principal ambição proporcionar um serviço personalizado, com aconselhamento financeiro e planeamento patrimonial. Para o efeito, o Banco dispõe de uma equipa com elevada experiência e cultura nas principais áreas da banca personalizada, que tem como pilares o rigor, o sigilo, a inovação e a segurança operacional. A equipa de private bankers encontra-se localizada em Luanda e tem implementado um modelo de serviço digital que permite dar resposta às necessidades dos Clientes Private.

Corporate

O ATLANTICO tem uma vasta experiência e know-how na gestão personalizada de Clientes Corporate, ambicionando ser líder neste segmento. 2018 caracterizou-se como um ano de alterações regulamentares ao nível do sector bancário, com impacto na dinâmica dos Clientes, verificando-se alterações profundas no mercado cambial. Não obstante, o cenário de transformação dos negócios dos Clientes também criou a oportunidade para explorar novas soluções, que culminaram com a estruturação da primeira operação leasing imobiliário e da primeira operação de confirming em Angola.

Large Corporate

O ATLANTICO tem feito uma aposta forte neste segmento, com o objectivo de garantir um acompanhamento personalizado a grandes empresas e Clientes institucionais. Para o efeito, o Banco está dotado de uma equipa de especialistas nos principais sectores de actividade da economia angolana: Construção e Serviços, Distribuição e Logística, Indústria, Oil & Gas e Promoção Imobiliária e Telecomunicações.

Inovador

O ATLANTICO posiciona-se como um banco inovador e digital, ambicionando ser “Líder na transformação digital”.

A pegada de transformação digital do ATLANTICO é já bastante relevante, destacando-se como líder, nesta matéria, no sector financeiro angolano. Para o efeito, o Banco tem procurado digitalizar os seus processos core e desenvolver soluções inovadoras, que permitam melhorar a experiência dos Clientes e, em paralelo, aumentar o tempo que as Pessoas ATLANTICO têm disponível para agregar mais valor aos Clientes.

Onboarding Digital

Os Clientes particulares do ATLANTICO podem experienciar uma jornada de abertura de conta 100% digital: abertura de conta sem utilizar papel, com entrega na hora do Multicaixa e dos códigos do ATLANTICO Directo.

Balcão Digital

Abrimos o primeiro balcão digital em Angola, onde os nossos Clientes particulares podem experienciar uma jornada 100% digital.

Máquina de Depósitos Directos

Implementámos máquinas de depósitos directos, que permitem efectuar depósitos de forma autónoma, cómoda e segura, num horário alargado.

Disruption Lab (Laboratório Digital)

O Disruption Lab (powered by ATLANTICO) é o primeiro laboratório digital de Angola, que tem como ambição promover um ecossistema de empreendedorismo e inovação digital.

Abertura de Conta 100% Digital

Os Clientes particulares do ATLANTICO podem experienciar uma jornada de abertura de conta 100% digital, através do telemóvel ou tablet, em apenas quatro passos, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Parceiro de Investimento

O ATLANTICO ambiciona ser um parceiro de referência no investimento de e para Angola, de forma a continuar a apoiar a afirmação do país no mundo e a diversificação da economia angolana. Para o efeito, tem apostado na consolidação da rede de parceiros internacionais e no reforço do papel de líder na banca de investimento.

O Banco tem definida uma estratégia de crescimento da sua rede de bancos correspondentes internacionais e de estabelecimento de relações com instituições financeiras multilaterais de desenvolvimento, com o objectivo de ter acesso a linhas de financiamento externas para apoio ao investimento e suporte à actividade de trade finance.

Posicionamento multi-geográfico

Ágil e orientado para o Cliente

O desígnio do ATLANTICO passa por ser uma organização ágil e orientada para o Cliente, com a ambição de ser o “Melhor Banco no serviço ao Cliente”.

Orientado pelo primado do Cliente, o ATLANTICO acredita que o seu desígnio se alcança através do seu maior activo intangível: a Cultura ATLANTICO. Uma cultura única feita de, por e para Pessoas. Em 2017, o ATLANTICO renovou o seu compromisso para com cada elemento do seu ecossistema, refundando sua missão e os valores corporativos, que sustentam a sua cultura: Os nossos Valores para a Vida: Foco no Cliente, Desenvolvimento das Pessoas, Inovação, Agilidade, Eficiência e Rigor.

Responsável

O ATLANTICO ambiciona “Deixar marca na Sociedade, contribuindo para a transformação das suas vidas de forma sustentável, criando valores para a vida”.

A Transformação Social é um pilar fundacional do ATLANTICO, dado que os seus Fundadores, mais do que um Banco, criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição de nova geração, geradora de mais valor para os Clientes, para as suas Pessoas, para os Accionistas e, acima de tudo, geração de mais valor para a Sociedade, primando pela transformação de vidas e comprometida com o seu Ecossistema.

Este impacto transformador começa na vida dos Colaboradores e das suas Famílias, as Pessoas ATLANTICO, no seu bem-estar, estabilidade e sustentabilidade, alargando-se às Comunidades e a todo o Ecossistema ATLANTICO. Em 2018, mais de 800 voluntários ATLANTICO investiram mais de 3.500 horas nas Comunidades. O seu empenho, sentido de missão e humanismo permitiu-nos impactar mais de 16.000 vidas e criar mais de 70 empregos directos e indirectos.