O MELHOR BANCO PARA TRABALHAR
A aposta no desenvolvimento das Pessoas, o maior activo do Banco, é um pilar fundacional do ATLANTICO. Na visão estratégica para 2024 este pilar sairá reforçado pela ambição do ATLANTICO em ser o banco que melhor potencia o seu Talento e, por isso, ser o melhor banco para se trabalhar em Angola. Um conjunto de Talentos bem potenciados e motivados será garantia de entregas com maior valor, um dos factores críticos de sucesso para o ATLANTICO, tornando-o também no melhor banco com o qual se quer trabalhar, na óptica dos Clientes.
LÍDER NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O foco do ATLANTICO no desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais, e na utilização de informação, permitiu melhorar significativamente a experiência dos Clientes.
MODELO DE NEGÓCIO INDUSTRIALIZADO
O ATLANTICO aposta num modelo de negócio industrializado para escalar a sua actividade e proporcionar aos seus Clientes a melhor experiência bancária em Angola. O seu modelo de negócio assenta nos seguintes princípios fundamentais, reforçados pelo actual contexto:
ECOSSISTEMA DE PARCERIAS
O ATLANTICO posiciona-se como um parceiro de referência no investimento de e para Angola, procurando desenvolver um ecossistema de parcerias que permita continuar a apoiar a afirmação de Angola no mundo e a diversificação da economia angolana, consolidando o seu papel como um dos principais bancos privados no financiamento da economia.
ESG (ENVIRONMENTAL,
SOCIAL AND GOVERNANCE)
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O compromisso com a sustentabilidade, alicerçado na transformação digital e numa cultura de eficiência, tem permitido atingir importantes marcos na optimização de consumos, resultando em significativos ganhos económicos, de sustentabilidade e produtividade.
Transformação Social
A Transformação Social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.
estratégia de transformação social
Têm sido desenvolvidas acções de apoio a instituições, selecionadas em linha com a estratégia de transformação social do ATLANTICO, com foco no conhecimento e empreendedorismo, nomeadamente mediante iniciativas de dinamização do agro-negócio, em parceria com a SEIVA, e de apoio à educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com a Fundação Ulwazi e o Lar de Nazaré.
PARCEIROS
Fomentar o desenvolvimento de famílias no meio rural através de iniciativas com impacto económico e social, apoiando e seguindo os princípios dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como medição e barómetro do impacto gerado.
Garantir o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade (principalmente em idade pré-escolar e do ensino primário) como meio para o desenvolvimento social e económico sustentável.
Lar de Nazaré
Ajudar crianças órfãs em situação de extrema pobreza, dos 3 aos 14 anos, e fora do sistema de ensino, proporcionando melhores condições de vida e de ensino.
PROJECTOS
empreendedorismo
OBJECTIVOS
Potenciar modelos de desenvolvimento inclusivo, baseado na propriedade rural
Apoiar famílias camponesas através de programas de formação
Assistência técnica e gestão agrícola
Promoção da produção e da comunidade rural no mercado formal
Atrair jovens angolanos para o sector primário
RAIO DE ACTUAÇÃO
Famílias de camponeses na Comuna do Dombe Grande, província de Benguela
O objectivo passa por replicar o modelo a outras regiões do País
IMPACTO
(incluindo 215 agricultores directamente)
Bancarização das comunidades (*400# Agiliza)
conhecimento
IMPACTO
LAR DE NAZARÉ
conhecimento
FOCO
O foco do ATLANTICO está centrado em três vectores:
1. Construção da Escola São Francisco de Assis
2. Visitas regulares para doações de bens alimentares, vestuário e material escolar
3. Desenvolvimento de iniciativas recreativas e lúdicas no Centro de Acolhimento, ministradas pelos Talentos ATLANTICO
PROJECTO
Escola São Francisco de Assis
OBJECTIVO
Dotar a instituição de infra-estruturas escolares que permitam melhorar as condições de ensino e elevar a capacidade de acolhimento de alunos.
Anteriormente, o Lar da Nazaré era constituído por uma estrutura de três salas de aula para aproximadamente 300 crianças, com idades entre os 3 e os 14 anos. Com a construção da escola, em 2021, o Lar passou a estar dotado de um edifício de dois pisos, numa área total de 7 283,53 m2.
RAIO DE ACTUAÇÃO
Município de Cacuaco, o terceiro mais povoado do País, com cerca de 1,2 milhões de habitantes e cuja estatística local indica que uma em cada cinco crianças está fora do sistema de ensino.
IMPACTO
(antes: 300 alunos)
(antes: 3 salas)
36
alunos por sala
81
novos postos de trabalho