

MENSAGEM DOS PRESIDENTES
Estamos a integrar, com sucesso, os princípios ESG na nossa actividade, aderimos ao Pacto Global da ONU e temos vindo a reforçar uma cultura de sustentabilidade em todos os actos bancários.
Estimados Stakeholders,
Terminámos mais um exercício com resultados consistentes com os nossos objectivos nestes 17 anos de história. Em cada novo ciclo, extraímos aprendizados que nos fortalecem e nos preparam para continuarmos a nossa firme trajectória. Continuamos a ser orientados pelo pragmatismo e pela responsabilidade perante os nossos Accionistas, Clientes, Colaboradores e a Sociedade em geral.
O ano de 2023 foi marcado, ainda, pela instabilidade global que persistiu devido à lenta recuperação da economia mundial pós-COVID-19. O início do conflito Rússia-Ucrânia, em 2022, agravou a inflação global, levando os bancos centrais a adoptar políticas monetárias restritivas em 2023. Esse quadro resultou na desaceleração da inflação, mas também impactou o comércio global, elevou os custos de financiamento e exerceu pressão sobre as economias em desenvolvimento.
Para Angola, a depreciação cambial de 64,5% em 2023 e o crescimento moderado do PIB em 0,4% elevaram a dívida pública acima de 83,9% do PIB. A perspectiva de um saldo fiscal nulo e a redução da conta corrente mantiveram a estabilidade na classificação de risco da dívida pelas agências Moody’s, Fitch e S&P. A inflação atingiu 20,0%, impulsionada pela depreciação cambial e por ajustes nos preços da gasolina, ultrapassando assim os 13,9% de 2022.
Em 2023, o ATLANTICO fortaleceu a sua resiliência financeira, consubstanciada num resultado líquido de 9,1 mil milhões de kwanzas e num rácio de solvabilidade de 18,4%
Não obstante os desafios do contexto, em 2023 o ATLANTICO fortaleceu a sua resiliência financeira, consubstanciada num resultado líquido de 9,1 mil milhões de kwanzas, que traduz um incremento consistente da sua rentabilidade, e num rácio de solvabilidade de 18,4%, o que reflecte um Banco com um balanço sólido e numa posição de referência para continuar a suportar o desenvolvimento e a diversificação da economia e das famílias angolanas.
O ano de 2023 foi, neste sentido, um ano chave para alcançarmos muitos dos objectivos preconizados no nosso Plano Estratégico e consolidar outros que já tinham sido atingidos em anos anteriores. A resiliência evidenciada pelo ATLANTICO no desafiante contexto de 2023 demonstra que a nossa estratégia e posicionamento estão a ser bem-sucedidos.
Foi, também, possível comunicarmos mais, tornando o Banco cada vez mais próximo de todos os nossos Clientes e do mercado
No que respeita à proximidade junto dos nossos Clientes, que valorizamos como o activo mais importante do Banco, alcançámos objectivos significativos através da dinamização das vendas sustentáveis, reflectindo-se essa confiança acrescida dos Clientes no aumento dos seus níveis de envolvimento connosco. Foi, também, possível comunicarmos mais, tornando o Banco cada vez mais próximo de todos os nossos Clientes e do mercado como um todo, demonstrando o nosso inconformismo e valores, assim como as ambições elevadas de continuarmos a ser um Banco sistémico e de referência no País.
O ATLANTICO manteve-se, tal como no exercício anterior, focado na vertente digital, que combina transformação digital e inovação através da realização de investimentos na simplificação de processos e na automatização de tarefas para diminuir a burocracia, criando serviços 100% digitais. Em 2023, o sistema de pagamentos *400# Agiliza, ultrapassou a importante cifra de um milhão de utilizadores. Trata-se de uma solução que é mais do que um recurso tecnológico, é um meio a partir do qual os cidadãos se tornam em Clientes bancários, tendo acesso facilitado a produtos e serviços financeiros a partir dos seus telefones de botão ou smartphones, sem consumo de dados, ou através de uma rede de agentes bancários. Trata-se de uma ferramenta de inclusão financeira e, consequentemente, de transformação social.
Alargámos os serviços disponibilizados aos Clientes em auto-atendimento, através da instalação das primeiras duas Máquinas de Cartões ATLANTICO na Cidade Financeira, em Talatona, e em Viana, o município mais populoso da capital
Continuámos a melhorar a capacidade tecnológica e a disponibilidade dos nossos pontos de atendimento aos Clientes, por todo o País, através da instalação em escala de equipamentos dotados de tecnologia avançada, e com a vantagem de estarem disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana (espaços ATLANTICO 24 HORAS), que permitem a realização de depósitos, levantamentos, transferências e pagamentos. Em 2023, alargámos os serviços disponibilizados aos Clientes em auto-atendimento, através da instalação das primeiras duas Máquinas de Cartões ATLANTICO na Cidade Financeira, em Talatona, e em Viana, o município mais populoso da capital.
Estes equipamentos permitem, numa primeira fase, a renovação de cartões multicaixa, em auto-atendimento e de forma 100% digital, e representam mais um contributo pioneiro do ATLANTICO para a modernização do sector bancário, dando passos importantes na sua transformação digital e trazendo, por esta via, níveis adicionais de eficiência para toda a economia. Procuramos também, desta forma, promover a melhoria da experiência dos nossos Clientes, através da disponibilização de um serviço ininterrupto que lhes confere maior autonomia, flexibilidade e comodidade.
As Máquinas de Cartões ATLANTICO são apenas mais um exemplo deste nosso compromisso, que se soma a diversas inovações que temos lançado nos últimos anos. Por outro lado, a jornada de emissão do cartão é paperless, ou seja, não é necessária a utilização de papel para a disponibilização do respectivo PIN, o que torna a actividade do Banco ainda mais sustentável, através da colocação da tecnologia ao serviço da protecção do meio ambiente.
Investimento em ferramentas e plataformas modernas, tendo em vista uma crescente digitalização e automação de processos
Trabalhando de forma obstinada para proporcionar uma jornada de excelência aos Clientes, através do investimento em ferramentas e plataformas modernas, tendo em vista uma crescente digitalização e automação de processos, o ATLANTICO reforçou igualmente o investimento em cibersegurança e compliance como garantia de salvaguarda dos dados e património dos cerca de três milhões de Clientes.
Actuar de forma responsável e sustentável com o ambiente, a Sociedade e os Stakeholders é hoje mais do que uma escolha, faz parte da cultura do ATLANTICO. Estamos a integrar, com sucesso, os princípios ESG na nossa actividade, aderimos ao Pacto Global da ONU e temos vindo a reforçar uma cultura de sustentabilidade em todos os actos bancários. Como resultado, fomos reconhecidos pela revista Forbes África Lusófona com o Prémio de Responsabilidade Social 2023, para o sector financeiro.
Uma equipa unida por uma forte cultura de resiliência, inovação e uma enorme vontade de criar valor
A solidez dos resultados, referentes ao ano do 2023, é o corolário de uma estratégia clara e a demonstração da ambição de uma equipa unida por uma forte cultura de resiliência, inovação e uma enorme vontade de criar valor.
O Conselho de Administração e a Comissão Executiva agradecem a todos quantos contribuíram para a realização dos objectivos estabelecidos, sobretudo, aos Accionistas, pela confiança depositada na equipa de gestão, e com um especial destaque para os nossos Clientes, pela confiança e estima, e para os Colaboradores pelo empenho, motivação, disponibilidade e competência profissional demonstrada.
Miguel Raposo Alves
Presidente da Comissão Executiva
António Assis de Almeida
Presidente do Conselho de Administração
ATLANTICO, Valores para a Vida
