ATLANTICO

Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades. Um banco promotor da inovação digital e focado na inclusão financeira, na criação de um ecossistema de parcerias e no compromisso com o futuro.

UMA EXPERIÊNCIA DE EXCELÊNCIA

O ATLANTICO reconhece que a excelência na experiência do Cliente é cultivada, dia após dia, através de um compromisso inabalável com os Clientes e com o desenvolvimento e capacitação das Pessoas enquanto seres humanos e profissionais. É este compromisso incontornável que o ATLANTICO acredita ser um factor diferenciador na experiência que proporciona aos Clientes, de Cabinda ao Cunene, 24 horas por dia.

USO DA INOVAÇÃO
PARA SERVIR MELHOR

A inovação é um princípio fundamental da actuação do ATLANTICO, estando presente no dia-a-dia da Organização, para que possa servir cada vez melhor os Clientes. Para acelerar os seus processos de inovação, o ATLANTICO realizou uma série de alterações na sua estrutura orgânica, introduzindo, nomeadamente, novas práticas de gestão que promovam modelos mais ágeis na criação e entrega de novos produtos e serviços.

MODELO DE NEGÓCIO ESCALÁVEL

O ATLANTICO aposta num modelo de negócio escalável que permita proporcionar aos Clientes uma experiência bancária de excelência. O modelo de negócio assenta nos seguintes princípios fundamentais:

ECOSSISTEMA DE PARCERIAS


O ATLANTICO mantém o foco na forte relação com a sua rede de correspondência bancária, ao totalizar 125 bancos correspondentes (26 dos quais com relações activas), que garantem a consolidação do negócio através de soluções como o serviço de clearing nas diversas moedas, com maior destaque para o Dólar americano. No âmbito do seu plano estratégico PHIT 2.4, em 2023, o Banco envidou esforços para consolidar parcerias internacionais, no que concerne às linhas de financiamento externo, assim como na diversificação das linhas de trade finance e de tesouraria, com vista a melhorar o seu posicionamento no mercado interno e externo, com produtos e serviços que impulsionam o processo de industrialização e um desenvolvimento sustentado.

ESG (ENVIRONMENTAL,
SOCIAL AND GOVERNANCE
)

Jornada de Transformação do ATLANTICO

O ATLANTICO tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas e acções que reforçam o compromisso de aumentar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade. Como parte dessa Jornada, em 2023, o Banco começou a desenvolver a sua Estratégia de Sustentabilidade 2030, alinhada com a sua visão, missão e valores. Criar um impacto positivo na sociedade e nos diversos stakeholders do Banco é essencial para garantir um futuro próspero para a Organização. Como tal, o ATLANTICO está empenhado em contribuir activamente para a concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos seus ODS, através da adopção de soluções extensíveis a toda a sua cadeia de valor. O Banco reconhece que um futuro sustentável traz consigo diversos desafios. No entanto, traz igualmente muitas oportunidades de negócio, de inovação, de evolução e de resiliência, e a adopção da Agenda 2030 e respectivos ODS contribuirá para o bem maior da Organização e do Planeta.

Dimensão Ambiental

O ATLANTICO reconhece que as questões ambientais contribuem para um posicionamento das organizações mais forte e equilibrado, assegurando que a sua gestão as torna mais eficientes e resilientes. Assim, e em linha com os compromissos de sustentabilidade assumidos, o Banco possui um Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS) com o objectivo de garantir que as actividades que desenvolve estão em conformidade com requisitos ESG. Desta forma, o SGAS permite não só fomentar a transparência e a consciencialização das melhores práticas ambientais e sociais, contribuindo para o envolvimento/compromisso activo com os Clientes, como também implementar soluções sustentáveis nas relações com as partes interessadas ao longo de toda a cadeia de valor.

Dimensão Social

O programa de crédito de impacto "Malembe Malembe" é projectado para fornecer condições favoráveis, incluindo taxas de juros acessíveis, prazos flexíveis e suporte técnico especializado aos pescadores artesanais, permitindo-lhes promover as suas práticas, fortalecer as suas operações e alcançar uma maior estabilidade financeira.

PROGRAMA DE IMPACTO – CRÉDITO “MALEMBE MALEMBE”

APOIO AOS PESCADORES ARTESANAIS

+ 19 famílias e microempresas

com inclusão no sistema financeiro

Captação

e formalização

deste ecossistema de recursos que ainda é maioritariamente transaccionado na informalidade

+ 760

pessoas impactadas

Com o mote “O teu telemóvel é o teu Banco”, o *400# Agiliza é a plataforma do ATLANTICO para a criação de valor e prosperidade através da literacia e inclusão financeira. Esta plataforma coloca o potencial financeiro na mão da população, com particular impacto nas famílias de baixa renda que vivem em zonas remotas e/ou onde o acesso a serviços financeiros estruturados é inexistente ou insuficiente.

LITERACIA, INCLUSÃO FINANCEIRA E INOVAÇÃO

+ 1,3 milhões

de utilizadores com acesso ao *400# Agiliza através do canal USSD

+ 3,7 mil

pontos de atendimento de Agentes Bancários *400# Agiliza, com cobertura nacional nas 18 províncias de Angola e em 77 municípios

+ 250 acções

de inclusão e literacia financeira e digital, com permanência diária nos mercados, bairros e comunidades

+ 6,5 milhões

de transacções *400# Agiliza, num total de + Kz 46,2 mil milhões

+ 654 mil

Contas inclusão abertas no *400# Agiliza

Transformação Social

A Transformação social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.

Estratégia de Transformação Social

O ATLANTICO aposta continuamente, e cada vez mais, na transformação social, impactando a vida das comunidades. Através do Programa “Partilhamos Valores para a Vida”, cada Colaborador, com o seu gesto de solidariedade, compromisso, empatia e amor ao próximo, tem a oportunidade de impactar a sociedade positivamente e de forma responsável e inovadora, inspirando sonhos, ajudando a concretizar objectivos e projectos sustentáveis. Em 2023, cerca de 993 Colaboradores investiram mais de 3 848 horas em acções de voluntariado, tendo impactado mais de 1 600 Pessoas (crianças, jovens e idosos). Foi igualmente realizada uma Campanha de Recolha de Bens a favor das instituições que o Banco apoia. Estes números são o reflexo do forte sentido de missão dos voluntários ATLANTICO.

GOVERNO

Modelo de Governo

Comissão Executiva

Direcção

Gabinete

Unidade autónoma

Alternância

* A ordem de substituição apresentada deve ser aplicada apenas nos casos em que o Administrador ausente/impedido não tenha tido oportunidade de indicar directamente o seu substituto, com as devidas cautelas em relação a potenciais situações de conflito de interesses.

O PCE e os Vice-PCE podem ajustar entre si a adequada partilha de pelouros sempre que um deles esteja ausente/impedido de exercer as suas funções.

** Reporte hierárquico, sendo que o reporte funcional é feito ao Presidente da Comissão de Auditoria e Controlo Interno para o Compliance Office e para a Auditoria Interna, e ao Presidente da Comissão de Riscos para o Risk Office.