Prezados Clientes, Estimados Stakeholders, Caros Colegas
O ano de 2022 foi marcado pelo agravamento dos riscos geopolíticos, em consequência da eclosão da guerra na Ucrânia, e pelos desafios de liquidez e mobilidade de pessoas – motivados pelo surgimento de novos casos de Covid-19 na China – que penalizaram o desempenho dos mercados internacionais.
O Banco Mundial estima que a economia mundial tenha registado um crescimento de 2,9%, em 2022, abaixo do crescimento de 5,9% registado em 2021.
A desaceleração do crescimento, em 2022, foi largamente verificada nas denominadas economias avançadas, com destaque para os EUA e a Zona Euro que viram as suas economias desacelerar de 5,9% e 5,3% em 2021 para 1,9% e 3,3% em 2022, respectivamente. Este abrandamento esteve em linha com a definição de medidas restritivas de política monetária, com o intuito de conter as pressões inflacionistas, sendo que na maioria dos países a taxa de inflação fixou-se acima do objectivo de inflação de longo prazo, de 2%.
Nos primeiros meses do ano de 2022, a economia angolana, em geral, e o sistema financeiro bancário, em particular, continuaram ainda a ressentir-se dos efeitos nocivos dos dois anos precedentes, de pandemia da Covid-19.
Com o gradual aliviar da situação pandémica, o Executivo angolano começou a introduzir medidas para aliviar as restrições impostas pela pandemia, as quais começaram a ter reflexo na economia.
De acordo com as estimativas do Governo, a taxa de crescimento da economia fixou-se em 2,7%, acima do crescimento de 0,8% registado em 2021, e mantendo a trajectória de recuperação da economia, depois de cinco anos consecutivos de contracção.
Temos hoje uma instituição mais sólida, o que é evidenciado por um rácio de solvabilidade de 19,1%
Apesar do ambiente complexo e dinâmico, o ATLANTICO manteve-se focado na sua transformação estratégica e também no robustecimento do seu balanço, no sentido de o tornar mais resiliente e cada vez mais adequado às crescentes exigências de um quadro regulatório em processo de equivalência de supervisão. Temos hoje uma instituição mais sólida, o que é evidenciado pela implementação de um conjunto de medidas que visaram o reforço do modelo de governo e do sistema de controlo interno, por um rácio de solvabilidade de 19,1% e pela melhoria do rácio de crédito em risco, que se fixou em 19,5%, fruto do desenvolvimento de diligências com vista à melhoria da qualidade do risco desta carteira.
O ATLANTICO apresentou resultados sustentáveis e positivos de 3,5 mil milhões de kwanzas, impulsionados pelo crescimento do produto bancário na ordem dos 8% e pela redução dos custos operacionais
Sem se desviar da sua missão de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas, promovendo o crescimento inclusivo e sustentável em Angola, apesar do contexto desafiante, o ATLANTICO apresentou resultados sustentáveis e positivos de 3,5 mil milhões de kwanzas, impulsionados pelo crescimento do produto bancário na ordem dos 8% e pela redução dos custos operacionais. Adicionalmente, reforçou o seu papel de agente financiador da economia angolana, registando um crescimento de 3% da sua carteira de crédito, a qual se cifra actualmente em mais de 450 mil milhões de kwanzas. Este crescimento da carteira de crédito centrou-se, essencialmente, no financiamento às famílias e à economia real, ao abrigo dos programas do Executivo para promoção do financiamento à economia.
Para a performance registada pelo ATLANTICO, muito contribuiu o processo de transformação que o Banco tem levado a cabo nos últimos anos e que teve continuidade em 2022.
Com o objectivo de proporcionar, cada vez mais, uma experiência de excelência aos seus Clientes, o Banco reforçou a sua aposta no digital, através da disponibilização de transferências para o estrangeiro, de cariz particular, no ATLANTICO Directo e da digitalização de processos de manutenção de conta e subscrição de ofertas ao balcão, tornando-os paperless.
50%
dos Clientes activos do Banco utilizam regularmente os canais digitais
Hoje, mais de 50% dos Clientes activos do Banco utilizam regularmente os canais digitais *400# Agiliza e ATLANTICO Directo, o que tem conduzido, de igual modo, a um foco particular e a um investimento significativo em cibersegurança, de modo a salvaguardar a segurança das operações dos Clientes realizadas nas plataformas digitais.
+380 000
novos Clientes que abriram as suas contas através da plataforma *400# Agiliza
No ano de 2022, mais de 380 mil novos Clientes abriram as suas contas bancárias junto do ATLANTICO, através da plataforma *400# Agiliza, sem necessidade de se deslocarem a uma agência bancária. O *400# Agiliza tem-se revelado uma importante ferramenta para promover a inclusão financeira da população não-bancarizada, dado tratar-se de uma plataforma mobile através da qual os Clientes podem proceder à abertura de uma conta inclusão e realizar as principais operações bancárias do dia-a-dia tipicamente disponíveis num telemóvel. Esta plataforma é complementada por uma rede de mais de 2 400 pontos de venda de agentes bancários que assegura operações de depósitos e levantamentos, com cobertura nacional.
2,8 milhões de Clientes
Outro aspecto importante para a melhoria da experiência dos Clientes tem sido a aposta no self-banking, através do reforço de ATM e de máquinas de depósitos directos na rede de agências, em particular, através da abertura de dois novos espaços ATLANTICO 24 horas, que estão disponíveis para servir os nossos mais de 2,8 milhões de Clientes a qualquer dia e a qualquer hora.
O número de reclamações, por cada mil Clientes, diminuiu de 0,5 em 2021 para 0,3 em 2022
A melhoria da experiência dos Clientes ATLANTICO é visível, tendo o número de reclamações, por cada mil Clientes, diminuído de 0,5 em 2021 para 0,3 em 2022.
O pendor digital da actuação do ATLANTICO, mas também a preocupação com todo o ecossistema de stakeholders com quem interage no exercício da sua actividade bancária, ficou uma vez mais evidenciado com a transformação do website institucional, operada em 2022. O ATLANTICO apresenta-se hoje através de uma plataforma mais moderna e interactiva, reforçando a comunicação com o mercado, em linha com os princípios de transparência e divulgação de informação que regem a sua actuação.
No sentido de incorporar os princípios ESG no desenvolvimento da actividade diária, pretende-se desenvolver um conjunto de acções que tenham impacto na esfera de actuação do ATLANTICO, mas também que seja um factor indutor de mudança em todos os stakeholders
De acordo com os seus princípios fundacionais de contributo para a transformação da sociedade e alinhamento com as melhores práticas internacionais de governo societário, o Banco tem vindo a trabalhar no sentido de incorporar os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) no desenvolvimento da sua actividade diária, consciente de que as empresas têm uma responsabilidade que vai para além da geração de lucro económico, que quando conjugado com a geração de outros impactos não económicos gera mais valor. Com o início desta Jornada de Sustentabilidade, pretende-se desenvolver um conjunto de acções que tenham impacto na esfera de actuação do ATLANTICO, mas também que seja um factor indutor de mudança em todos os seus stakeholders, desde os Clientes aos Fornecedores.
Uma palavra final de reconhecimento público do trabalho realizado por todos os nossos Colaboradores, pelo seu competente e estimado contributo que se traduziu na resiliência, dedicação e empenho para que conseguíssemos, apesar das adversidades, realizar um trabalho relevante e digno em 2022. Um agradecimento especial, também, aos nossos Clientes, por acreditarem na qualidade dos nossos serviços e por nos confiarem a gestão da sua vida financeira.
Aproveitamos, de igual modo, a oportunidade para reforçar o nosso compromisso com a transparência e com o fornecimento de informações relevantes, fidedignas e que atendam às necessidades dos nossos stakeholders.
Aos Accionistas, agradecemos a confiança depositada neste Conselho de Administração e na Comissão Executiva, reiterando o compromisso para com a materialização da missão do ATLANTICO e da visão dos Accionistas, potenciando Talento, Inovação e Informação, para servir Clientes com excelência, maximizando o valor gerado para a Sociedade.
Miguel Raposo Alves
Presidente da Comissão Executiva
António Assis de Almeida
Presidente do Conselho de Administração