ECONOMIA MUNDIAL

A economia mundial voltou a experimentar desafios em 2022, os quais se reflectiram na evolução dos preços, na instabilidade dos mercados financeiros e na fragmentação do comércio e do investimento internacional. A guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão a 24 de Fevereiro, produziu relevantes desafios às cadeias globais de fornecimento de matérias-primas alimentares e energéticas, tendo impulsionado a aceleração da taxa de inflação mundial que, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), atingiu 8,8%, em 2022, acima da taxa de 4,7% estimada para 2021.

ECONOMIA DE ANGOLA

No contexto desafiante que a economia mundial enfrentou (desaceleração do PIB, aceleração da inflação e agravamento da política monetária), a economia angolana vivenciou um momento particular, tendo seguido uma trajectória inversa, ao beneficiar da sua condição de exportador líquido de petróleo e da implementação de medidas de ajustamento estrutural nos últimos anos.

MERCADOS FINANCEIROS

A oferta monetária, medida pelo agregado monetário M2, reduziu 2,8% em 2022, em linha com a apreciação cambial, com a componente em moeda estrangeira a reduzir 23,5%. Por sua vez, o M2 em moeda nacional aumentou 16,87%, muito por conta da estabilidade da taxa de câmbio e do aumento da confiança no Kwanza.