UMA EXPERIÊNCIA DE EXCELÊNCIA


A aposta no desenvolvimento das Pessoas, o maior activo do Banco, é um pilar fundacional do ATLANTICO. Na visão estratégica para 2024, este pilar sai reforçado pela ambição do ATLANTICO em ser uma organização que continua a reconhecer e a potenciar os seus Talentos, proporcionando-lhes uma experiência de excelência. Um conjunto de Talentos bem preparados e motivados será garantia de entregas com maior valor, um dos factores críticos de sucesso para o ATLANTICO, tornando-o também num banco que proporciona uma experiência de excelência aos Clientes.

USO DA TECNOLOGIA PARA SERVIR MELHOR


O foco do ATLANTICO no desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e na utilização da informação permitiu melhorar significativamente a experiência dos Clientes.

MODELO DE NEGÓCIO ESCALÁVEL


O ATLANTICO aposta num modelo de negócio escalável que permita proporcionar aos seus Clientes uma experiência bancária de excelência. O seu modelo de negócio assenta nos seguintes princípios fundamentais:

ECOSSISTEMA DE PARCERIAS


O ATLANTICO posiciona-se como um parceiro de referência no investimento de e para Angola, procurando desenvolver um ecossistema de parcerias que permita continuar a apoiar a afirmação de Angola no mundo e a diversificação da economia angolana, consolidando o seu papel como um dos principais bancos privados no financiamento da economia. Em 2022, a rede de correspondência do ATLANTICO foi optimizada e conta actualmente com 133 bancos correspondentes, mantendo relações activas com 26 bancos.

ESG (ENVIRONMENTAL,
SOCIAL AND GOVERNANCE
)

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL


O Banco acredita que um desempenho ambiental de excelência representa um factor de distinção e condição fundamental para o desenvolvimento sustentável. O compromisso com a sustentabilidade, alicerçado na transformação digital e numa cultura de eficiência, tem permitido atingir importantes marcos na optimização de consumos, resultando em significativos ganhos económicos, de sustentabilidade e produtividade.

Transformação Social


A Transformação social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.

Estratégia de Transformação Social

Em 2022, no âmbito do Programa de Voluntariado “Partilhamos Valores para a Vida”, foram dedicadas mais de 6 600 horas ao investimento social, com o envolvimento de cerca de 760 Colaboradores e a dinamização de diversas actividades com impacto nas comunidades. Têm sido igualmente desenvolvidas acções de apoio a instituições, seleccionadas em linha com a estratégia de transformação social do ATLANTICO, com foco no conhecimento e no empreendedorismo.

PARCEIROS

Fomentar o desenvolvimento de famílias no meio rural através de iniciativas com impacto económico e social, apoiando e seguindo os princípios dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como medição e barómetro do impacto gerado.

Fomentar a construção da Sociedade do Conhecimento como critério e pilar para um desenvolvimento social e económico sustentável.

Lar de Nazaré

Ajudar crianças órfãs em situação de extrema pobreza, dos 3 aos 14 anos, e fora do sistema de ensino, proporcionando melhores condições de vida e de ensino.

PROJECTOS

EMPREENDEDORISMO
OBJECTIVOS

Potenciar modelos de desenvolvimento inclusivo, baseado na propriedade rural



Apoiar famílias camponesas através de programas de formação



Assistência técnica e gestão agrícola



Promoção da produção e da comunidade rural no mercado formal



Atrair jovens angolanos para o sector primário

RAIO DE ACTUAÇÃO

Famílias de camponeses na Comuna do Dombe Grande, província de Benguela



O objectivo passa por replicar o modelo a outras regiões do País

IMPACTO
+ 1 087 Vidas impactadas

(incluindo 281 agricultores directamente)

433 Hectares de áreas de produção
368 Toneladas de produção total de feijão
29 Toneladas de sementes de feijão
Bancarização das comunidades (*400# Agiliza)
conhecimento
IMPACTO
6 Webinars
34 Oradores
+ 500 Participantes
+ 1 500 Horas investidas
conhecimento
OBJECTIVOS

1. Professores:

capacitar professores para que possam gerar um ensino de qualidade contribuindo assim para o desenvolvimento integral de cada aluno



2. Gestores Escolares:

capacitar gestores escolares para a promoção de uma administração eficiente dos recursos



3. Infra-Estruturas:

auxiliar na melhoria e manutenção de infra-estruturas essenciais para o bom funcionamento das escolas integrantes do projecto



4. Alunos:

promoção de uma aprendizagem centrada no Aluno, apoiando a formação de alunos protagonistas e agentes de transformação para uma cidadania global

RAIO DE ATUAÇÃO
4 Províncias
8 Escolas Piloto
3 Escolas Intervencionadas
IMPACTO
+ 690 Horas de acompanhamento
das Escolas Piloto
4 Formadores
+ 240 Gestores Capacitados
+ 400 Professores Capacitados
Impacto potencial de + 21 000 alunos
EMPREENDEDORISMO
OBJECTIVOS

Contribuir para o desenvolvimento do sistema empresarial angolano, apoiando as empresas a incorporarem na sua missão os critérios de sustentabilidade e de impacto



Ser uma fonte de financiamento para startups e PME



Criar impacto com retorno financeiro, social e ambiental

RAIO DE ATUAÇÃO

Habitação acessível

Agricultura

Logística


Serviços financeiros

Indústria

Energia


Saúde

Educação

IMPACTO

3,1 mil milhões

de kwanzas sob gestão


Objectivo:

10 mil milhões

de kwanzas


10

anos


Maturidade do Fundo


5 anos de periodo de investimento

30 milhões - 600 milhões


de kwanzas

de kwanzas


Investimento por projecto

MODELO DE GOVERNO

COMISSÃO EXECUTIVA

Direção

Gabinete

Unidade autónoma

Alternância

* A ordem de substituição apresentada deve ser aplicada apenas nos casos em que o Administrador ausente/impedido não tenha tido oportunidade de indicar directamente o seu substituto, com as devidas cautelas em relação a potenciais situações de conflito de interesses.

O PCE e os Vice-PCE podem ajustar entre si a adequada partilha de pelouros sempre que um deles esteja ausente/impedido de exercer as suas funções.

** Reporte hierárquico, sendo que o reporte funcional é feito ao Presidente da Comissão de Auditoria e Controlo Interno para o Compliance Office e para a Auditoria Interna, e ao Presidente da Comissão de Riscos para o Risk Office.