UMA EXPERIÊNCIA DE EXCELÊNCIA
A aposta no desenvolvimento das Pessoas, o maior activo do Banco, é um pilar fundacional do ATLANTICO. Na visão estratégica para 2024, este pilar sai reforçado pela ambição do ATLANTICO em ser uma organização que continua a reconhecer e a potenciar os seus Talentos, proporcionando-lhes uma experiência de excelência. Um conjunto de Talentos bem preparados e motivados será garantia de entregas com maior valor, um dos factores críticos de sucesso para o ATLANTICO, tornando-o também num banco que proporciona uma experiência de excelência aos Clientes.
USO DA TECNOLOGIA PARA SERVIR MELHOR
O foco do ATLANTICO no desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e na utilização da informação permitiu melhorar significativamente a experiência dos Clientes.
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MODELO DE NEGÓCIO ESCALÁVEL
O ATLANTICO aposta num modelo de negócio escalável que permita proporcionar aos seus Clientes uma experiência bancária de excelência. O seu modelo de negócio assenta nos seguintes princípios fundamentais:
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![02_como preferirem](/2022/files/02_como-preferirem.png)
![phi](/2022/files/phi.png)
![03_sempre](/2022/files/03_sempre.png)
![04_onde](/2022/files/04_onde.png)
ECOSSISTEMA DE PARCERIAS
O ATLANTICO posiciona-se como um parceiro de referência no investimento de e para Angola, procurando desenvolver um ecossistema de parcerias que permita continuar a apoiar a afirmação de Angola no mundo e a diversificação da economia angolana, consolidando o seu papel como um dos principais bancos privados no financiamento da economia. Em 2022, a rede de correspondência do ATLANTICO foi optimizada e conta actualmente com 133 bancos correspondentes, mantendo relações activas com 26 bancos.
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ESG (ENVIRONMENTAL,
SOCIAL AND GOVERNANCE)
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O Banco acredita que um desempenho ambiental de excelência representa um factor de distinção e condição fundamental para o desenvolvimento sustentável. O compromisso com a sustentabilidade, alicerçado na transformação digital e numa cultura de eficiência, tem permitido atingir importantes marcos na optimização de consumos, resultando em significativos ganhos económicos, de sustentabilidade e produtividade.
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Transformação Social
A Transformação social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.
Estratégia de Transformação Social
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Em 2022, no âmbito do Programa de Voluntariado “Partilhamos Valores para a Vida”, foram dedicadas mais de 6 600 horas ao investimento social, com o envolvimento de cerca de 760 Colaboradores e a dinamização de diversas actividades com impacto nas comunidades. Têm sido igualmente desenvolvidas acções de apoio a instituições, seleccionadas em linha com a estratégia de transformação social do ATLANTICO, com foco no conhecimento e no empreendedorismo.
PARCEIROS
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Fomentar o desenvolvimento de famílias no meio rural através de iniciativas com impacto económico e social, apoiando e seguindo os princípios dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como medição e barómetro do impacto gerado.
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Fomentar a construção da Sociedade do Conhecimento como critério e pilar para um desenvolvimento social e económico sustentável.
Lar de Nazaré
Ajudar crianças órfãs em situação de extrema pobreza, dos 3 aos 14 anos, e fora do sistema de ensino, proporcionando melhores condições de vida e de ensino.
PROJECTOS
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EMPREENDEDORISMO
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OBJECTIVOS
•
Potenciar modelos de desenvolvimento inclusivo, baseado na propriedade rural
•
Apoiar famílias camponesas através de programas de formação
•
Assistência técnica e gestão agrícola
•
Promoção da produção e da comunidade rural no mercado formal
•
Atrair jovens angolanos para o sector primário
RAIO DE ACTUAÇÃO
•
Famílias de camponeses na Comuna do Dombe Grande, província de Benguela
•
O objectivo passa por replicar o modelo a outras regiões do País
IMPACTO
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(incluindo 281 agricultores directamente)
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conhecimento
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IMPACTO
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conhecimento
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OBJECTIVOS
1. Professores:
capacitar professores para que possam gerar um ensino de qualidade contribuindo assim para o desenvolvimento integral de cada aluno
2. Gestores Escolares:
capacitar gestores escolares para a promoção de uma administração eficiente dos recursos
3. Infra-Estruturas:
auxiliar na melhoria e manutenção de infra-estruturas essenciais para o bom funcionamento das escolas integrantes do projecto
4. Alunos:
promoção de uma aprendizagem centrada no Aluno, apoiando a formação de alunos protagonistas e agentes de transformação para uma cidadania global
RAIO DE ATUAÇÃO
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IMPACTO
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das Escolas Piloto
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EMPREENDEDORISMO
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OBJECTIVOS
•
Contribuir para o desenvolvimento do sistema empresarial angolano, apoiando as empresas a incorporarem na sua missão os critérios de sustentabilidade e de impacto
•
Ser uma fonte de financiamento para startups e PME
•
Criar impacto com retorno financeiro, social e ambiental
RAIO DE ATUAÇÃO
•
Habitação acessível
•
Agricultura
•
Logística
•
Serviços financeiros
•
Indústria
•
Energia
•
Saúde
•
Educação
IMPACTO
3,1 mil milhões
de kwanzas sob gestão
Objectivo:
10 mil milhões
de kwanzas
10
anos
Maturidade do Fundo
5 anos de periodo de investimento
30 milhões - 600 milhões
de kwanzas
de kwanzas
Investimento por projecto
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MODELO DE GOVERNO
COMISSÃO EXECUTIVA
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Direção
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Gabinete
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Unidade autónoma
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Alternância
* A ordem de substituição apresentada deve ser aplicada apenas nos casos em que o Administrador ausente/impedido não tenha tido oportunidade de indicar directamente o seu substituto, com as devidas cautelas em relação a potenciais situações de conflito de interesses.
O PCE e os Vice-PCE podem ajustar entre si a adequada partilha de pelouros sempre que um deles esteja ausente/impedido de exercer as suas funções.
** Reporte hierárquico, sendo que o reporte funcional é feito ao Presidente da Comissão de Auditoria e Controlo Interno para o Compliance Office e para a Auditoria Interna, e ao Presidente da Comissão de Riscos para o Risk Office.