UMA EXPERIÊNCIA DE EXCELÊNCIA
A aposta no desenvolvimento das Pessoas, o maior activo do Banco, é um pilar fundacional do ATLANTICO. Na visão estratégica para 2024, este pilar sai reforçado pela ambição do ATLANTICO em ser uma organização que continua a reconhecer e a potenciar os seus Talentos, proporcionando-lhes uma experiência de excelência. Um conjunto de Talentos bem preparados e motivados será garantia de entregas com maior valor, um dos factores críticos de sucesso para o ATLANTICO, tornando-o também num banco que proporciona uma experiência de excelência aos Clientes.
USO DA TECNOLOGIA PARA SERVIR MELHOR
O foco do ATLANTICO no desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e na utilização da informação permitiu melhorar significativamente a experiência dos Clientes.
MODELO DE NEGÓCIO ESCALÁVEL
O ATLANTICO aposta num modelo de negócio escalável que permita proporcionar aos seus Clientes uma experiência bancária de excelência. O seu modelo de negócio assenta nos seguintes princípios fundamentais:
ECOSSISTEMA DE PARCERIAS
O ATLANTICO posiciona-se como um parceiro de referência no investimento de e para Angola, procurando desenvolver um ecossistema de parcerias que permita continuar a apoiar a afirmação de Angola no mundo e a diversificação da economia angolana, consolidando o seu papel como um dos principais bancos privados no financiamento da economia. Em 2022, a rede de correspondência do ATLANTICO foi optimizada e conta actualmente com 133 bancos correspondentes, mantendo relações activas com 26 bancos.
ESG (ENVIRONMENTAL,
SOCIAL AND GOVERNANCE)
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O Banco acredita que um desempenho ambiental de excelência representa um factor de distinção e condição fundamental para o desenvolvimento sustentável. O compromisso com a sustentabilidade, alicerçado na transformação digital e numa cultura de eficiência, tem permitido atingir importantes marcos na optimização de consumos, resultando em significativos ganhos económicos, de sustentabilidade e produtividade.
Transformação Social
A Transformação social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade. Os Fundadores criaram uma Instituição assente na criação de Valores para a Vida. Uma Instituição geradora de valores para os seus Clientes, Accionistas, Pessoas e, acima de tudo, para as Comunidades.
Estratégia de Transformação Social
Em 2022, no âmbito do Programa de Voluntariado “Partilhamos Valores para a Vida”, foram dedicadas mais de 6 600 horas ao investimento social, com o envolvimento de cerca de 760 Colaboradores e a dinamização de diversas actividades com impacto nas comunidades. Têm sido igualmente desenvolvidas acções de apoio a instituições, seleccionadas em linha com a estratégia de transformação social do ATLANTICO, com foco no conhecimento e no empreendedorismo.
PARCEIROS
Fomentar o desenvolvimento de famílias no meio rural através de iniciativas com impacto económico e social, apoiando e seguindo os princípios dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como medição e barómetro do impacto gerado.
Fomentar a construção da Sociedade do Conhecimento como critério e pilar para um desenvolvimento social e económico sustentável.
Lar de Nazaré
Ajudar crianças órfãs em situação de extrema pobreza, dos 3 aos 14 anos, e fora do sistema de ensino, proporcionando melhores condições de vida e de ensino.
PROJECTOS
EMPREENDEDORISMO
OBJECTIVOS
•
Potenciar modelos de desenvolvimento inclusivo, baseado na propriedade rural
•
Apoiar famílias camponesas através de programas de formação
•
Assistência técnica e gestão agrícola
•
Promoção da produção e da comunidade rural no mercado formal
•
Atrair jovens angolanos para o sector primário
RAIO DE ACTUAÇÃO
•
Famílias de camponeses na Comuna do Dombe Grande, província de Benguela
•
O objectivo passa por replicar o modelo a outras regiões do País
IMPACTO
(incluindo 281 agricultores directamente)
conhecimento
IMPACTO
conhecimento
OBJECTIVOS
1. Professores:
capacitar professores para que possam gerar um ensino de qualidade contribuindo assim para o desenvolvimento integral de cada aluno
2. Gestores Escolares:
capacitar gestores escolares para a promoção de uma administração eficiente dos recursos
3. Infra-Estruturas:
auxiliar na melhoria e manutenção de infra-estruturas essenciais para o bom funcionamento das escolas integrantes do projecto
4. Alunos:
promoção de uma aprendizagem centrada no Aluno, apoiando a formação de alunos protagonistas e agentes de transformação para uma cidadania global
RAIO DE ATUAÇÃO
IMPACTO
das Escolas Piloto
EMPREENDEDORISMO
OBJECTIVOS
•
Contribuir para o desenvolvimento do sistema empresarial angolano, apoiando as empresas a incorporarem na sua missão os critérios de sustentabilidade e de impacto
•
Ser uma fonte de financiamento para startups e PME
•
Criar impacto com retorno financeiro, social e ambiental
RAIO DE ATUAÇÃO
•
Habitação acessível
•
Agricultura
•
Logística
•
Serviços financeiros
•
Indústria
•
Energia
•
Saúde
•
Educação
IMPACTO
3,1 mil milhões
de kwanzas sob gestão
Objectivo:
10 mil milhões
de kwanzas
10
anos
Maturidade do Fundo
5 anos de periodo de investimento
30 milhões - 600 milhões
de kwanzas
de kwanzas
Investimento por projecto
MODELO DE GOVERNO
COMISSÃO EXECUTIVA
Direção
Gabinete
Unidade autónoma
Alternância
* A ordem de substituição apresentada deve ser aplicada apenas nos casos em que o Administrador ausente/impedido não tenha tido oportunidade de indicar directamente o seu substituto, com as devidas cautelas em relação a potenciais situações de conflito de interesses.
O PCE e os Vice-PCE podem ajustar entre si a adequada partilha de pelouros sempre que um deles esteja ausente/impedido de exercer as suas funções.
** Reporte hierárquico, sendo que o reporte funcional é feito ao Presidente da Comissão de Auditoria e Controlo Interno para o Compliance Office e para a Auditoria Interna, e ao Presidente da Comissão de Riscos para o Risk Office.